Cetta Internacional
C.E.T.T.A - Police Training
Instrutores
1 Major Soares
Nome: Ricardo de Souza Soares
Registro: PMERJ 35.778
Posto: Major Policial Militar
Lotação Atual: BOPE
Unidades anteriores: 18º BPM, BPChq, APM D. João VI
Função Atual: Chefe da Seção de Pessoal e da Seção de Justiça e Disciplina do BOPE e Instrutor das Matérias de Patrulhas, Abordagem de pessoas, veículos e Edificações, Armamento e Tiro e Equipamentos Não-Letais.
Funções anteriormente exercidas: Chefe da Seção de Instrução Especializada do BOPE, Chefe da Seção de Material Bélico do BOPE, Comandante de Companhia de Operações.
Outras Atividades desempenhadas: Coordenador e instrutor dos Cursos de Especialização do BOPE (COEsp e CAT).
Instrutor da Academia de Polícia Militar D. João VI, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP 31 Vol) e do Centro de Qualificação de Profissionais de Segurança (CQPS).
 
INSTRUTOR DE:

Tiro Tático e Armamento orgânico.
Armamento e equipamentos não-letais
Técnicas de Abordagem e Patrulhas
Táticas Especiais
Instrução Tática Individual
Ações Anti-Emboscadas
 
CURSOS E ESTÁGIOS REGULARES DE FORMAÇÃO:

Curso de Formação de Soldados 1982 – PMERJ
Curso de Formação de Sargentos 1983 – PMERJ
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 1989 – PMERJ
Curso de Habilitação ao Quadro de Oficiais Auxiliares e Especialistas 1994 – PMERJ
Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais QOA/QOE 2002 - PMERJ
 
CURSOS E ESTÁGIOS DE ESPECIALIZAÇÃO:

Curso de Operações Especiais Cat “B” na PMERJ
Curso de Adestrador de Cães para Emprego Policial na PMERJ
Curso Básico de Tiro Policial na PMERJ
Estágio de Escalador Militar de Montanha no EB
Curso de Operações Táticas Especiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Realizado na Academia de Polícia Civil do Paraná
Estágio de Negociação de Conflitos – Israel Police
Estágio de Repressão a Entorpecentes e Drogas Afins na Polícia Federal
Patrulhamento de Alto Risco – TEES Brazil
Curso de Patrulhamento em Área de Alto Risco da PMERJ
Curso de Gerenciamento de Segurança e Atividades Anti-Seqüestro – Universidade Estácio de Sá
Estágio de Operações Especiais no 1º BFE-EB

Exerci desde 1985, quando do meu ingresso no Núcleo da Companhia de Operações

Especiais (NuCOE), hoje transformado em BOPE, atividades operacionais de

Repressão ao Tráfico de Entorpecentes, notadamente nas áreas de risco

controladas por grupos criminosos, tendo como ocorrências de destaque a prisão de

marginais como :José Carlos dos Reis Ensina (Escadinha), Meio-quilo, Carlinhos

Gordo, Sapinho e outros, bem como a libertação em cativeiro de duas vítimas de seqüestros ocorridos em época de grande incidência dessa atividade criminosa. São numerosos igualmente, os elogios obtidos por apreensões, prisões e mortes em confronto de marginais da lei e seus materiais delituosos. São exatamente 26 (vinte e seis) anos dedicados à causa da aplicação de tarefas de Operações Especiais no campo da Segurança Pública, aperfeiçoando junto ao BOPE as técnicas de emprego de patrulhas em regiões confrontadas ou sob o domínio de narcotraficantes. Sou o criador do Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, ministrado pelo BOPE aos cadetes PM do 3º Ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), cujo objetivo é preparar jovens oficiais para o exercício de missões complexas na execução de operações policiais na atividade de segurança pública. De março de 2001 a maio de 2003 exerci a função de Chefe da Seção de Instrução Especializada do BOPE, cuja missão precípua é planejar e desenvolver os cursos de especialização do BOPE (COEsp e CAT), bem como os diversos cursos e estágios programados no âmbito da Corporação para capacitação e especialização das diversas unidades de ensino e operacionais da PMERJ, também efetuei programas de treinamento para muitos outros órgãos, tais como Marinha do Brasil, Ministério Público Estadual (treinamento de tiro para promotores) e Federal (treinamento e palestras sobre prevenção de ocorrências e delitos contra a administração e contra os magistrados). Possuo experiência operacional nas áreas de Segurança de instalações e notadamente de Autoridades e Dignitários por mais de vinte (20) anos, exercendo funções de agente e supervisor de segurança nas seguintes empresas: Gillete do Brasil, Icatu, Hermes, etc. Recebi em 2005 a incumbência de Coordenador e Instrutor Chefe do módulo de Treinamento do efetivo destacado pela SENASP para composição da Força Nacional de Segurança que recebeu especialização em Confronto em Áreas de Alto Risco, que permaneceram baseados na cidade do Rio de Janeiro, desde março à março de 2005 até os presentes dias. Sou instrutor da Força de Ação Rápida da Companhia Siderúrgica Nacional, localizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro, nas matérias de Ações de Choque, Armas e Equipamentos Não-Letais e Diretivas de Abordagem. As últimas ações no campo policial militar de destaque operacional foram: o gerenciamento do Seqüestro do ônibus 499, na Av Presidente Dutra em 2006 e a missão de pacificação do Complexo do Alemão, que inibiu as ações delituosas de bandos criminosos no Estado. CAVEIRA!